Coerência ou Incoerência? (Gilberto)

Neste fórum estão os textos, entalhes e fotos de Gilberto.

Moderador: Gilberto Melo

Responder
Gilberto SMelo
Site Admin
Mensagens: 299
Registrado em: Qui 26 Mai 2005 2:23 pm
Localização: BH-MG

Coerência ou Incoerência? (Gilberto)

Mensagem por Gilberto SMelo »

O que você escolhe? O homem cobra a coerência de todos e de tudo. O ser humano tem que ter uma linha a seguir, adotar certos preceitos ou limites e seguir sempre estes parâmetros, ou do contrário não tem juízo próprio, é um louco.
Não se admite que você tenha uma opinião agora, e daqui a pouco ou daqui a um mês ou mais mude de idéia. Poderia até mudar um pouco, mas nunca ir de um extremo ao outro. Cobramos a coerência da natureza, considerando uma chuva fora de hora, que está muito frio ou muito quente. Na infância queremos a adolescência e nesta queremos a maturidade, mas nunca a velhice! Não aceitamos nada que ameace o ser humano, a obra prima do universo.
Se pudéssemos padronizaríamos tudo, até a natureza. Se tudo assim fosse seria ótimo, pois sempre estaríamos no mesmo nível das circunstâncias, não haveriam surpresas e melhor ainda: Não teríamos que desenvolver a nossa criatividade... SERÍAMOS AUTÔMATOS... Tudo seria estável e imutável.
Mas aí está a ilusão; isto seria vegetar. A estabilidade é relativa, o que é estável não sabe reagir, não tem criatividade. Uma ação interna não iria desestabilizar e sim destruir.
A sabedoria do universo está no movimento. Qualquer ser, objeto, mineral, vegetal, ou qualquer tipo de energia, está em eterno movimento. Pode se transformar, mas a sua essência é o movimento. O homem não é o melhor da natureza, ele simplesmente é diferente, porque lhe foi dada a criatividade, a imaginação. Mesmo dotado destes privilégios ele ainda não percebeu a dinâmica da vida, com seus ciclos e movimentos, influenciados por variáveis incontáveis. A cada instante que se passa, tudo se modifica, pois tudo está em movimento. A velocidade do movimento depende da escala de tempo que se toma como referência, visto que o tempo é apenas um artifício material criado pelo intelecto.
Se tudo se move e se modifica a todo instante, é perda de tempo gastar energia tentando ser coerente, se fixar em idéias e propósitos definitivos. Se tudo é incoerente e fugaz, não podemos escolher a coerência. Aliás, não devemos escolher nada, deixando que a natureza, com toda a sua força e sabedoria, aconteça em nós de dentro pra fora. Só a natureza sabe a verdade absoluta. O movimento é a vida da natureza. A vida é o movimento da natureza.

Responder