Encurtar Caminhos (Gilberto)

Neste fórum estão os textos, entalhes e fotos de Gilberto.

Moderador: Gilberto Melo

Responder
Gilberto SMelo
Site Admin
Mensagens: 299
Registrado em: Qui 26 Mai 2005 2:23 pm
Localização: BH-MG

Encurtar Caminhos (Gilberto)

Mensagem por Gilberto SMelo »

A tecnologia lança a cada momento novidades extraordinariamente surpreendentes, assim como a tecnologia do conhecimento também se aprofunda a passos largos, para alcançar novos espaços, mas sobretudo para encurtar caminhos, para tornar mais produtiva e confortável a caminhada do homem.
Afora a tecnologia, o desenvolvimento material e intelectual, não seria JÁ o melhor momento para o homem dirigir suas energias para encurtar caminhos no sentido de seu desenvolvimento espiritual? Parece que temos medo de nossa face espiritual, pois nada justificaria melhor a nossa inércia com respeito ao desenvolvimento espiritual. Acontece que intelectualizamos muito. A estas alturas alguém dirá: “Eu estudo, eu tenho sempre aumentado o meu conhecimento”. O engano do século é achar que nos desenvolvemos espiritualmente através do conhecimento. O conhecimento ajuda em pequena parcela, mas pode ser aquele que impede, por frio que é, a natural expansão do nosso ser.
O primeiro passo para encurtar caminhos seria, então, desconhecer o conhecimento. Os outros passos decorrem naturalmente do primeiro, desde que cuidemos para deixar aflorar a nossa essência, a qual nos dirigirá a partir daí, ficando sob nossa responsabilidade a vigilância para que o ego, o conhecimento, a impaciência, o questionamento, energias externas ou flutuações da energia interna, não venham a perturbar o estado de fluir da nossa essência. Ela nunca fará esforços para prevalecer, mas se abrirmos o seu espaço e vigiarmos suas fronteiras, ela florescerá. E então não haverá mais a busca...

Responder