Positivo - Negativo (Gilberto)

Neste fórum estão os textos, entalhes e fotos de Gilberto.

Moderador: Gilberto Melo

Responder
Gilberto SMelo
Site Admin
Mensagens: 299
Registrado em: Qui 26 Mai 2005 2:23 pm
Localização: BH-MG

Positivo - Negativo (Gilberto)

Mensagem por Gilberto SMelo »

O positivo-negativo é a dualidade básica da existência. Sem um o outro não existe. Em cima e embaixo, céu e terra, grande e pequeno, vazio e presença. Nos fixamos muito na presença e desconsideramos a ausência. São duas faces da mesma moeda, mas esquecemos que o vazio é a origem da presença e que ambos se completam.
A luz é a origem, mas não seria notada de forma diferenciada se não existissem as trevas para complementá-la. O mundo é esta realidade oscilante tendendo para o equilíbrio. A aceitação do negativo como parte igualmente importante leva a uma mudança de concepção que nos deixa soltos no ar, no ritmo da natureza. É nossa a escolha de diferenciarmos ou não o positivo e o negativo e isto define nossa sincronicidade com o cosmos.
Na verdade o negativo leva ao positivo e vice-versa. São ciclos que se completam no equilíbrio, com durações variáveis. Se existe a consciência desta alternância, pode-se tirar proveito de ambas as situações. Um ciclo negativo deve ser aproveitado para fazer circular o máximo de energias da espécie e, desta forma, estar se preparando para entrar fundo no próximo ciclo positivo.
Pensar positivamente é pensar e sentir de dentro pra fora e também aceitar o negativo. O conflito normal das pessoas com o que julgam ser negativo é que as faz infelizes, pois criam com isto uma atração automática para o negativo.
Por outro lado, a sintonia com o positivo aliada à aceitação do negativo faz com que o negativo sempre apareça como elemento de renovação, pois vem sempre acompanhado do positivo.
Parece ser este o mecanismo no nosso plano, e a partir da compreensão dessa dualidade é que poderemos um dia passar ao plano que transcende a dualidade. Neste plano não haveria o raciocínio diferenciado e comparativo, mas somente um estado permanentemente divino de ser.

Responder