Dando o troco num buteco do Leblon (João Ubaldo Ribeiro)

Este é o espaço para textos de pessoas que não fazem parte da familia Basilio.
Responder
Gilberto SMelo
Site Admin
Mensagens: 299
Registrado em: Qui 26 Mai 2005 2:23 pm
Localização: BH-MG

Dando o troco num buteco do Leblon (João Ubaldo Ribeiro)

Mensagem por Gilberto SMelo »

Dando o troco num boteco do Leblon

– Acho que você não tem razão. Acho que vai ter o troco, o povo vai dar o troco a esses caras. Outubro vem aí e eu tenho certeza de que esses caras vão dançar. Talvez um ou outro se safe, mas a maioria vai dançar. Dessa vez eles foram longe demais, eles vão dançar nas eleições.

– Eles quem? Eu sei que tu estranhou a pergunta, mas daqui a pouquinho não vai estranhar mais. Eles quem?

– Ué, precisa dizer? Esses caras aí que andam metidos nessas bandalheiras, é só abrir o jornal.

– Você vai me desculpar eu te fazer mais uma perguntinha, mas perguntar não ofende. Tu pode me dizer em quem foi que tu votou pra deputado?

– Pra deputado? Estadual ou federal?

– Não enrola, cara, pode ser qualquer um dos dois. Mas, pra não ter queixa, vamos lá: em quem que tu votou pra deputado federal?

– Pô, me deu um branco agora. É que a Janete tem uma colega de hidroginástica que ela adora e que pediu o nosso voto para um tio dela e tu conhece a Janete, tu sabe como ela fica quando quer alguma coisa. Eu perguntei ao Pachequinho, que manja essas coisas todas, e o Pachequinho me falou que o cara é um vigarista de primeira categoria, bandidão mesmo. Aí eu falei pra Janete que não ia votar num camarada desses, eu tenho consciência da importância do voto. Mas tu conhece a Janete, foi uma batalha dentro de casa, cara.

– E tu acabou votando nele.

– Não, qual é, cara, eu tenho personalidade. A Janete votou, mas eu sou moderno, não interfiro no voto de minha mulher, lá em casa é tudo democrático. E o malandro se elegeu, tu sabe?

– Como é o nome dele?

– Ah, não gravei, criei tanta aversão que não gravei. Aliás, nem a Janete gravou, porque anotou o nome do cara e levou lá, depois jogou fora o papel. Acho que é com P, Pedro, ou senão Paulo, Paulino, Patrício... Se tu quiser eu peço à Janete pra perguntar à colega dela, elas se vêem três vezes por semana.

– Não, pode deixar, vamos voltar ao princípio. Eu perguntei em quem foi que você votou, não a Janete. Em quem foi que tu votou pra deputado?

– Federal ou estadual?

– Não enrola, cara, é a segunda vez que tu fala isso. Eu já disse, qualquer um dos dois, o que você preferir.

– Continua me dando um branco, mas eu me lembro. Se você me der um tempo, eu me lembro. É que, com essa discussão com a Janete, eu tenho certeza de que, na hora em que eu ia sair para votar, ela tirou o papelzinho com os nomes dos meus candidatos que eu tinha guardado no bolso da camisa, tu conhece a Janete, ela é aquela pessoa ótima, mas tem esses negócios, ela joga duro.

– Em quem tu votou pra vereador?

– Ah, esse eu lembro, esse eu lembro. Perdi meu voto, mas perdi satisfeito, tu também deve ter votado nele. Eu sabia que ele não tinha nenhuma chance, mas é uma pessoa distinta, um homem muito educado, todo mundo gosta dele aqui. Tu deve ter votado nele, como é mesmo o nome dele?

– Só sei o apelido, Munheca. O apelido dele é Munheca, não é esse? Mas eu acho que só o pessoal aqui do boteco é que votou nele, acho que nem a mulher dele votou nele. É, eu votei nele também. Me disseram que ele teve menos de 300 votos, mas eu votei por amizade, só pra poder dizer a ele sem mentir, eu já sabia que ele não tinha chance, até porque de fato é muito boa pessoa, mas não deve ter mais que 50 gramas de cérebro. Como diz minha sogra, só que falando de mim, é uma pessoa sem a qual ou com a qual o mundo permanece tal e qual. E o resto dos votos eu anulo, não sei pra que votar, dá tudo no mesmo.

– Ah, tenha paciência, aí tu tá me decepcionando, eu sempre te achei um cara responsável.

– A gente muda na vida. Depois da urna eletrônica, então, ainda me sinto mais palhaço votando. Aí minha vingança é anular, não voto em sacana nenhum.

– Ah, qual é cara, tu também joga nesse time paranóico, que acha que o voto eletrônico não é de confiança? Isso não tá com nada, cara, isso é de gente que tem saudade até do tempo da caneta-tinteiro, que os meninos de hoje nem sabem o que é. Eu fico muito aporrinhado com essa atitude derrotista do brasileiro. A gente tem a melhor tecnologia do mundo, vem neguinho aqui estudar e tudo, para você falar isso. Aí não, aí tu não tem razão nenhuma.

– É, vêm ver, mas ninguém adota. É porque eles são atrasados. É tudo muito atrasado, Estados Unidos, França, Inglaterra, Canadá, Alemanha, tudo muito atrasado e pobre, de maneira que não há condição de adotar nosso sistema. Deixa de ser otário, cara. Nos Estados Unidos mesmo, a primeira eleição do Bush foi decidida na conferência dos votos. Aqui não dá pra conferir, pergunte a quem entende mesmo se não é um esquema furado. Neguinho entra no sistema do Pentágono, cara, e não pode alterar as urnas aqui? Deixa de ser besta, cara. E, além de tudo, esta discussão não leva a nada, porque não é por nada disso que eu digo que ninguém vai dar troco nenhum nessas eleições.

– Ah, eu acho que vai.

– Não vai. E a razão é simples, não tem troco pra dar. Que troco a gente tem pra dar? A gente vai ter que se conformar é com a originalidade: o Brasil é o único país que não vai pra frente por falta de troco.

Responder