Café de Mineiro, com broa prosa...

Este é o espaço para textos de pessoas que não fazem parte da familia Basilio.
Responder
Gilberto SMelo
Site Admin
Mensagens: 299
Registrado em: Qui 26 Mai 2005 2:23 pm
Localização: BH-MG

Café de Mineiro, com broa prosa...

Mensagem por Gilberto SMelo »

Primeiro, é preciso não ter pressa, assentar os pensamentos, refrescar a cabeça. O café é que deve ser quente, fumegante, sair lentamente da xícara e ir temperando as palavras. Esperar assar o Pão de Queijo, sentir seu cheiro vir lá da cozinha. Enquanto isso, sai da boca do forno a broa prosa, o ouro puro do milho, inesgotável. Aí, pode surgir um caso, um conto, uma fatia de história ou um fio da memória puxado. Coisas que o mineiro gosta de guardar e dá de graça...
Para adoçar o encontro, consigo, com a infância ou com os avós, é bom mergulhar na Ambrosia (alimento dos deuses). Dizem que ela é capaz de resgatar qualquer alma do limbo e devolvê-la sem pecado original. E Doce de Abóbora, Geléias, Biscoitinhos, travessuras para os olhos e o paladar, tantas cores, formas e sabores.
Ao afrouxar assim o tempo, podemos nos tornar seus donos, em vez de seus servos. Numa mesa de café, em Minas Gerais, gastamos sem medo uma coisa que ainda temos: outro tempo, trem difícil de achar por aí pra comprar!

Maria Luiza Casas de Chá, Café e Bordados
Largo do Ó, 13, Centro. Tiradentes. MG. Brasil.
Tel: (32)3355-1502
(Maria José Boaventura - Texto e aquarela s/papel 2002)

Responder