Uma visão da ajuda (Osho)

Este é o espaço para textos de pessoas que não fazem parte da familia Basilio.
Responder
Gilberto Melo
Mensagens: 107
Registrado em: Qui 26 Mai 2005 9:45 pm
Localização: BH-MG
Contato:

Uma visão da ajuda (Osho)

Mensagem por Gilberto Melo »

A personalidade irreal é sempre contra desfrutar alguma coisa. Ela está sempre contra você: você não deve desfrutar. Ela sempre é pelo sacrifício das coisas, pelo seu sacrifício pelos outros. Parece belo, porque você foi educado nisto: “Sacrifique-se pelos outros.” - isso é altruísmo. Se você estiver tentando desfrutar a si mesmo, isso é egoísmo. E no momento que alguém diz que “isto é egoísmo”, isso se torna um pecado.

Mas eu lhe digo, o tantra é uma abordagem basicamente diferente. O tantra diz que, a menos que você possa desfrutar a si mesmo, você não pode ajudar ninguém a desfrutar. A menos que você esteja realmente contente consigo mesmo, você não pode servir aos outros; você não pode ajudar os outros em direção ao contentamento.

O tantra diz que a menos que você esteja preenchido com luz, como você poderia ajudar os outros a serem iluminados? Seja egoísta, somente então você pode ser altruísta. Do contrário todo o conceito de altruísmo é absurdo. Seja feliz, somente então você pode ajudar os outros a serem felizes. Se você estiver triste, infeliz, amargo, você irá ser violento com os outros e você criará miséria para os outros. Ser feliz é virtude porque uma pessoa feliz não criará infelicidade aos outros. Somente uma pessoa feliz pode ser um solo para a felicidade dos outros.

(OSHO, O Livro dos segredos, V.3, # 34)

Responder