Solidão essencial

Este é o espaço para textos de pessoas que não fazem parte da familia Basilio.
Responder
Gilberto Melo
Mensagens: 107
Registrado em: Qui 26 Mai 2005 9:45 pm
Localização: BH-MG
Contato:

Solidão essencial

Mensagem por Gilberto Melo »

Não há como fugir da solidão essencial. Para estar bem com os outros há que se suportar e tecer uma boa solidão. Demandar ao Outro isso que somente cada um deve enfrentar por si não é um bom caminho para estabelecer laços. Demandas excessivas de amor e completude levam ao desgaste das relações. (Angela Mucida)

Em todos os nossos relacionamentos estamos sempre querendo, esperando, que o outro mude e sempre nos frustramos porque a mudança do outro não acontece como esperamos ou gostaríamos.

Não percebemos os papéis que nós mesmos representamos dentro da relação - papéis que fazem parte de um jogo mútuo, na maioria das vezes inconsciente. Não compreendemos perfeitamente o funcionamento desse jogo e vivemos jogando a responsabilidade no outro, tornando-nos vítimas da incompreensão ou da má-vontade que julgamos vir da parte dele ou dela. E dessa forma, ou escapamos, ou deixamos de ser senhores de nossa própria vida.

Não percebemos a função do espelho que qualquer relacionamento - íntimo ou superficial - tem para o buscador de si mesmo: cada relacionamento mostra alguma coisa de você, como você está se comportando, o que você está fazendo, as máscaras que você vem usando. (Prem Abodha)

Responder