O bicho papão e outros bichos (Gilberto)

Quando das Bodas de Ouro de João Basilio e Alice Maria tivemos a agradável surpresa de conhecermos pequenas histórias da infância de seus filhos. Agora abrimos este novo espaço para novas historietas como aquelas. Estimulamos os irmãos a contribuírem, como já fez o Geraldo.
Responder
Gilberto Melo
Mensagens: 107
Registrado em: Qui 26 Mai 2005 9:45 pm
Localização: BH-MG
Contato:

O bicho papão e outros bichos (Gilberto)

Mensagem por Gilberto Melo »

Na minha infância falavam de um tal bicho papão para nos meter medo, mas haviam também “bichos papão” substitutos. O principal deles era a “biscoiteira”, uma mulher que tinha algum desequilíbrio mental e sempre perambulava pelas ruas com um pano enrolado na cabeça e falando coisas atrapalhadas. Minha mâe dizia: - Vou chamar a biscoiteira para te pegar, menino! Na nossa imaginação passava que ele pegava crianças para fazer biscoitos.

Outra figura que nos causava medo era o Dangola, um cara alto que também tinha desequilíbrio mental. Por um tempo meus irmãos insistiram em fazer pegar o apelido de Dangola, mas ainda bem que não pegou, porque eu odiava ser chamado assim. Falar destes que causavam medo me fez lembrar de outra figura “da rua” que muito me impressionava, mas não através do medo. Era o “Zé Madalena”, um senhor de mais de sessenta anos que era magrinho e marcava muito pela sua bondade. Ele possuia um cavalo e gostava de cantar músicas do Congado, particularmente músicas que mencionavam a sua padroeira, Nossa Senhora do Rosário. Dançava e cantava fazendo movimentos e batendo dois cabos de vassoura.

Responder