Página 1 de 1

Criança comportada... (Geraldo)

Enviado: Sáb 28 Mai 2005 12:50 am
por Gilberto SMelo
Eu sempre fui uma criança muito bem comportada, mas eu era tido como “levado”, por qualquer coisinha. Por exemplo, ganhei um belo castigo, uma vez, por causa de um vizinho, o Toninho ameixa, colega de infância.

Só porque eu gostava muito de acarinhar a mamãe, foi assim:
Eu esperava que ela estivesse muito ocupada, mexia com ela e saía correndo, morrendo de rir, sem dar a ela possibilidade de reagir.

Nesse dia ela estava fazendo almoço, lavando arroz na baciinha de alumínio. Cheguei na cozinha e, percebendo a situação ideal, comecei a pular e falar coisas que a irritava.
- Geraldo, pára! Pára, Geraldo! Tô avisando...
Eu, “ingenuamente”, continuei a irritá-la, apesar das ameaças.
- Geraldo, pára! Pára Geraldo! Tô avisando...

Num dado momento, não resisti à tentação: Dei-lhe um belo tapa na região glútea (porque da mãe da gente não se fala em bunda) e saí correndo, pulando, rindo, todo vitorioso. Fiquei no terreiro da sala, pronto para escapar pra rua, se eu fosse vítima de alguma injusta vingança.

De repente, chega o Toninho e, sem perceber nada diferente, pergunta sobre o Gilberto.
- Tá lá dentro. Pode entrar, Toninho.
Ele entrou pelo corredor lateral da casa, rumo à porta da cozinha. Quinze segundos depois, a gritaria:
- Quê isso, donalice? Quê isso?
- Desculpa, Toninho...!!! Geraaaaaaldo!!!

Não pude deixar de saber, depois, o que acontecera. Depois de lavar o arroz, mamãe encheu d’água a baciinha de alumínio e colocou-a na paredinha que dividia a cozinha e a copa, esperando que eu entrasse para me molhar todo. O Toninho entrou antes de mim.

Fiquei de castigo, tudo bem. Mas minha alma já era generosa. Nem fiquei de mal dele, na época, e ainda o considero um cara legal, até hoje.